quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O ho'oponopono....texto II


Como foi criado esse processo.

Essas quatro frases compõem uma das principais ferramentas de um processo de resolução de problemas chamado Ho’oponopono Identidade Própria. Essa palavra de origem havaiana – ho’o = causa, ponopono = perfeição – significa corrigir o que está errado, curar o que está doente ou ainda arrumar o que está desarrumado.

O processo foi criado pelos xamãs havaianos, os kahunas (guardiões do segredo), e praticado somente por eles durante muito tempo. No entanto, na segunda metade do século passado, ele começou a ser divulgado na Europa, Ásia, Austrália, Américas e Oriente Médio por uma descendente dos kahunas, a lapa’au (sacerdotisa) Morrnah Nalamaku Simeona. “Morrnah adaptou o ho’oponopono tradicional para os dias de hoje. Se antes ele era conduzido por um facilitador, um dos xamãs, agora é um trabalho que se faz individualmente”, explica o engenheiro Paulo Namurra, o único representante brasileiro autorizado pela IZI (entidade criadora do ho’oponopono, com base nos Estados Unidos). Namurra é também o responsável por coordenar as inscrições e a administração dos cursos de ho’oponopono que serão ministrados este mês pela primeira vez no Brasil.

Morrnah faleceu em 1991, na Alemanha, aos 78 anos de idade, mas deixou um importante discípulo vivo: o dr. Len, aquele que transformou a realidade do hospital psiquiátrico no Havaí. Juntos, eles trabalharam com grupos da Organização das Nações Unidas (ONU), da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), da Conferência Internacional pela Paz Mundial, com os Curadores pela Paz na Europa e muitas outras entidades importantes na luta pela paz mundial. Ela foi considerada Tesouro Vivo do Havaí em 1983 e o ho’oponopono é até hoje ensinado nas escolas públicas desse estado americano.

Além dos cursos ministrados pelo IZI, existe pouca literatura séria e confiável sobre o tema e como praticá-lo. A mais importante é o artigo escrito pelo próprio dr. Len intitulado "Quem Está no Comando" (disponível para leitura aqui). Em 2009, foi lançado o livro Limite Zero – O Sistema Havaiano Secreto para Prosperidade, Saúde, Paz, e Mais Ainda (Rocco) – do jornalista Joe Vitale com coautoria do dr. Ihaleakala Hew Len –, que rapidamente se tornou um best-seller. Ele narra os ensinamentos que o autor aprendeu sobre o processo com o próprio dr. Len e com os cursos do IZI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário